AdSense

ÚLTIMAS

recentposts

Produtos de beleza estão 15% mais caros no Recife após cobrança de IPI

Governo Federal passou a cobrar o IPI em itens do setor no dia 1º de maio.
Esmaltes e maquiagem estão entre os produtos que ficaram mais caro.



Do G1 PE
A cobrança do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para distribuidoras de cosméticos, em vigor desde o último dia 1º de maio, está mudando os hábitos e aumentando os preços de salões de beleza do Grande Recife. Na prática, a cobrança faz aumentar em pelo menos 15% o preço dos produtos para o consumidor final, somado ao reajuste da inflação e o efeito dos aumentos nas contas de água e energia.
Com a nova cobrança do IPI, o governo espera arrecadar mais R$ 381 milhões em 2015 só com a indústria de cosméticos. As fábricas que vendem os produtos para os distribuidores já perceberam uma diferença no consumo dos clientes. "Os lojistas estavam cientes do decreto, então fizeram uma antecipação de compras, fizeram o estoque das lojas para que esse impacto não chegue tão imediato ao cliente final", disse Paula Papini, gerente de fábrica.
No setor de cosméticos, o essmaltes e itens de maquiagem são alguns que tiveram grande aumento. Para alguns consumidores, a saída é começar a usar produtos nacionais, ao invés dos importados. “O impacto para a gente do salão de beleza é, diretamente, em tinta de cabelo e esmalte, spray. O impacto é de 12% a 15%, além do aumento que a gente já teve em janeiro da própria inflação”, disse Carina Araújo, dona de um salão.
No ano passado, o setor de cosméticos faturou 17% a mais que em 2013, enquanto a economia cresceu só 0,5%. Mas o aumento no IPI e o clima de crise deve frear esse crescimento. A Associação das Indústrias da Beleza estima que 2015 termine com as vendas em queda e com o setor deixando de gerar 200 mil empregos em todo o país. 
Fonte : Do G1 PE


Produtos de beleza estão 15% mais caros no Recife após cobrança de IPI Reviewed by Bom Jardim News on quarta-feira, junho 10, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados Bom Jardim News © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.