AdSense

ÚLTIMAS

recentposts

Caruaru deixa de ser abastecido pelo Sistema Jucazinho devido a colapso

População passou a receber nesta sexta (28) água exclusivamente do 'Prata'.
Medida é para evitar que outros municípios deixem de ser abastecidos.



Barragem de Jucazinho em Caruaru (Foto: Reprodução/ TV Globo)Barragem de Jucazinho continua a abastecer outros
municípios da região (Foto: Reprodução/ TV Globo)
O Sistema Jucazinho deixou de abastecerCaruaru, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa foi tomada desde a terça-feira (25), devido ao colapso no manancial. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a população passou a receber - nesta sexta-feira (28) - água exclusivamente do Sistema do Prata. A medida visa a evitar que 40% do município tenha o abastecimento suspenso. O Prata conta, atualmente, com 81,1% da capacidade total e fica em Bonito, também no Agreste.
saiba mais
  • Barragem com 67% da capacidade
    abastece Caruaru temporariamente
  • Metade dos reservatórios de água do
    Agreste estão em estado de colapso
  • Racionamento de água será ampliado
    em 12 municípios do Agreste de PE
  • Barragem de Jucazinho, no Agreste,
    está com menos de 6% da capacidade
  • Estiagem força racionamento de água
    rigoroso em municípios do Agreste
  • Falta de chuva deixa barragens de
    cidades de PE em situação de alerta
Para que o fornecimento em Caruaru passasse a ser feito exclusivamente pelo Prata, uma obra emergencial no valor de R$ 1,3 milhões foi realizada. O objetivo foi o de inverter o fluxo de água da estação de tratamento localizada no Bairro Petrópolis para a que fica no Bairro do Salgado. Esta recebia água apenas de Jucazinho. O procedimento foi necessário para minimizar a demanda desta barragem. "A dificuldade de abastecimento nos últimos dias foi em função dessa transição dos sistemas, mas vamos regularizar o fornecimento gradativamente", comprometeu-se a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezes, por meio da assessoria.
A gestora acrescentou que a inversão foi necessária para evitar que outros municípios deixem de ser abastecidos por Jucazinho, que está com apenas 3,1% da capacidade, devido à estiagem na área da Bacia do Capibaribe.
Calendário de abastecimento
O departamento de Comunicação da Compesa informou ainda que um novo calendário de rodízio de abastecimento está sendo formulado e será divulgado em breve, a fim de que os moradores se programem quanto aos dias de fornecimento.
Caruaru deixa de ser abastecido pelo Sistema Jucazinho devido a colapso Reviewed by Bom Jardim News on sábado, agosto 29, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados Bom Jardim News © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.