AdSense

ÚLTIMAS

recentposts

No fim de semana, 68 veículos com 1,2 milhão de litros de água colaboraram. 
'Todo mundo que precisar, pode vir pegar', conta agricultor beneficiado.


Comerciantes e empresários do Agreste de Pernambuco decidiram criar uma “Caravana da Solidariedade” com o objetivo de levar água para nove comunidades rurais de São Bento do Una. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que nos últimos dois meses choveu 5 mm no município.
A iniciativa vem ajudando mais de 200 famílias. No fim de semana, 68 veículos carregados com 1,2 milhão de litros de água participaram da caravana. A cada 15 dias, o grupo contrata caminhões-pipa para levar água gratuitamente às comunidades rurais do município. O projeto começou há cinco meses.
Um dos organizadores conta como surgiu a ideia. “Começamos com 16 carros de uma granja e isso foi chamando atenção dos amigos e empresários. Eles viram os donos das granjas ajudando. Então, por que não todos ajudarem?”, disse o organizador da caravana, Valmir Moraes.
Os caminhões-pipa são abastecidos em reservatórios de municípios vizinhos. “A maior parte da água a gente conseguiu em Lajedo. Tem uns poços artesianos no município. Também fomos em Belo Jardim, na barragem de Tabocas", contou o carreteiro Pedro Alves.
Moradores levaram tonéis para pegar água (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Moradores levaram tonéis para pegar água
(Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
A solidariedade estimula novas pessoas a cada caravana. O avicultor Fernando Vilela foi um deles. “É uma questão de solidariedade. Nós, que somos avicultores, temos caminhão para carregar água para as nossas galinhas. Não custa nada que no domingo a gente disponibilize esse carro para que possamos ser solidários com o homem do campo, que está sofrendo bastante com a seca”, afirmou.

O município de São Bento do Una enfrenta a seca há cinco anos. Tanto os moradores do local como o pasto e o gado sofrem com a falta de água. A chegada dos caminhões renovou a esperança da população. “Para mim, é uma beleza”, disse o agricultor Ivaldo Carvalho, emocionado. Já a agricultora Maria Lucine Carvalho contou que antes da caravana, conseguir água não era uma tarefa fácil. “Era muito difícil. Estávamos sem saber o que fazer. Estava buscando água muito longe e pagando sem poder”.
'Caravana da Solidariedade', em São Bento do Una (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)'Caravana da Solidariedade', em São Bento do Una (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Manuel Reino de Almeida, também agricultor, já tem destino certo para a água. “Vamos usar para o consumo dos animais. Porque aqui a situação é crítica. Se não fosse essa água, não tinha mais ninguém com rebanho”, contou. O agricultor Davino Cardoso pretende dividir a água que conseguiu pegar com os vizinhos. “Todo mundo que precisar, pode vir pegar. Minha mãe dizia que se tivesse um prato de comida só dela e chegassem dez para comer, ela dividia para os dez. Do mesmo jeito eu faço”, ressaltou.
Chuvas
Segundo a Apac, por conta do fenômeno El Niño - que está no pico - a expectativa é que nos próximos três meses o índice de chuvas continue abaixo da média na região. Sobre o baixo índice de chuvas nos últimos meses, o meteorologista Roni Guedes afirma que "o número está bem abaixo da climatologia. Não choveu nem metado do esperado".
Água dos caminhões encheu barreiro de uma das comunidades (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Água dos caminhões encheu barreiro de uma das comunidades (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)






Amanda DantasDa TV Asa Branca
g1;caruaru
Reviewed by Bom Jardim News on quinta-feira, novembro 12, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados Bom Jardim News © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.