AdSense

ÚLTIMAS

recentposts

Começam inscrições para o SISU nesta segunda-feira



Ex-alunos da Erem Sizenando Silveira, José Augusto (E) e Matheus (D) podem concorrer pelo sistema de cotas. Foto: Sérgio Bernardo /  JC Imagem
Ex-alunos da Erem Sizenando Silveira, José Augusto (E) e Matheus (D) podem concorrer pelo sistema de cotas. Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem

Começam hoje e seguem até 22h59 de quinta-feira (horário de Pernambuco) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e substitui os vestibulares parcialmente ou totalmente em 131 instituições públicas de ensino superior. São 228 mil vagas em todo o País que podem ser disputadas por qualquer pessoa que fez o Enem e não tirou zero na redação.
Em Pernambuco há 13.563 vagas no Sisu, distribuídas no Recife, em duas cidades da Região Metropolitana (Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe) e em mais 13 municípios do interior. Uma das novidades deste ano é o ingresso da Universidade de Pernambuco (UPE), que vai ofertar metade das suas vagas de graduação (1.730). As três universidades federais do Estado também integram o sistema: UFPE, com 6.972 vagas; UFRPE, com 3.550 e a Univasf com 720 (há mais 770 nos Estados da Bahia e Piauí). Os institutos federais complementam a oferta: IFPE, com 384 vagas e o IF do Sertão com 207 vagas.
Todo processo no Sisu é online. Basta o estudante informar número de inscrição do Enem e senha que se cadastrou no exame. O processo é rápido. Cada candidato pode escolher até dois cursos. Durante os quatro dias que o sistema estiver aberto ele poderá mudar as opções quantas vezes quiser. É importante lembrar que quando o prazo acabar valerá a última modificação.
Amanhã, quarta e quinta-feira o sistema vai informar, uma vez ao dia, a nota de corte de cada curso. O que isso significa? Que o candidato que tiver média inferior à informada não vai ter chance de conquistar vaga. Portanto, é importante que, nos quatro dias, o vestibulando acesse o sistema e veja quais são suas possibilidades de aprovação. A página do Sisu diz que as notas de corte dos cursos e a classificação parcial de cada estudante serão divulgadas a partir de 9h.
O pró-reitor acadêmico da UFPE, Paulo Goes, informa que os feras podem tirar dúvidas sobre o Sisu pelo e-mail sisu@ufpe.br ou pelos telefones 2126.8611, 2126.7014 e 2126.7009 (das 8h às 12h e das 14h às 17h). O professor de biologia Fernando Beltrão também dará orientações online a qualquer estudante que desejar. Será de hoje até quinta-feira, das 17h às 18h, no professorfernandobeltrao.com.
COTAS  – Matheus Souza, 17 anos, e José Augusto Almeida, 17, terminaram o ensino médio ano passado na Escola de Referência Sizenando Silveira, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. “Pretendo concorrer para odontologia. Vou colocar a UPE como primeira opção e a UFPE como segunda”, diz Matheus. “Acho que vou tentar o Sisu. Mas também penso em ingressar na Marinha. Ou concorrer no Prouni ou pelo Fies”, afirma Augusto, que sonha ser engenheiro.
Os dois rapazes podem concorrer no Sisu pelo sistema de cotas. Todas as instituições federais destinam 50% das vagas para quem estudou todo o ensino médio na escola pública. A UPE reserva 20% das vagas (e o candidato deve ter estudado desde o 6º ano do ensino fundamental na rede pública estadual ou municipal). A UFPE e a UFRPE têm também um bônus regional, concedido a estudantes de fora do Grande Recife que vão concorrer a vagas nas unidades do interior.
JC-CID0110_SISU_WEB
Começam inscrições para o SISU nesta segunda-feira Reviewed by Bom Jardim News on segunda-feira, janeiro 11, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados Bom Jardim News © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.