AdSense

ÚLTIMAS

recentposts

Em reforma há cinco anos, igreja no Recife está 'afundando'

Durante obras, foi descoberto que a igreja está em estado pior do que se imaginava. Ela está afundando de forma lenta, mas contínua, segundo técnicos. 

Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, está fechada há cinco anos para obras de reforma que custaram mais de R$ 3 milhões. Prestes a ser entregue aos fiéis, foi descoberto que a igreja está em um estado bem pior do que se imaginava. Ela está afundando de forma lenta, mas contínua.

Foram recuperados o telhado, as paredes e o piso. Foram substituídas as redes elétrica e hidráulica. Contudo, em meio ao processo final de reforma, a equipe de restauro percebeu que as rachaduras, que haviam sido tapadas com reboco, voltaram a aparecer. As pedras do arco desencaixaram. A parede da janela que fica em cima da porta principal também está se deslocando.
Igreja de São Pedro dos Clérigos já foi catedral (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Por G1 PE
Igreja de São Pedro dos Clérigos já foi catedral (Foto: Reprodução/TV Globo)
O arquiteto Jorge Tinoco explica que a principal suspeita é que o problema tenha sido provocado por infiltrações de água e da rede de esgoto na fundação. “O que se nota é que tem um trabalho acelerado de movimentação dessas rachaduras. Elas continuam, prosseguem. Então, o monumento está nos mostrando o que está acontecendo com ele”, explica.
Entretanto, são necessários estudos mais completos e monitoramento com equipamentos para calcular o deslocamento para definir o orçamento e o tamanho do prejuízo. “Já estamos tomando as providências com muita responsabilidade e com uma assessoria técnica também bem especializada. Esse é o nosso objetivo”, pontuou Frei Rinaldo, presidente da Comissão Pastoral para Cultura da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Em reforma há cinco anos, igreja no Recife está 'afundando' Reviewed by Bom Jardim News on sábado, julho 01, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados Bom Jardim News © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.