AdSense

ÚLTIMAS

recentposts

Operadoras e supermercado entram na luta contra roubo de celulares

nto com a Associação Comercial de Pernambuco, a SDS pretende ampliar o alcance da ferramenta Alerta Celular

Celulares apreendidos
Celulares apreendidosFoto: Reprodução/Twitter
Com o objetivo de reduzir roubos e furtos de celulares, a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) e a Associação Comercial de Pernambuco (ACP) formaram parceria para ampliar o uso e a divulgação do uso da ferramenta Alerta Celular. O serviço registra os aparelhos a fim de rastrear e identificá-los e caso de roubo. A iniciativa conta, agora, com a participação de operadoras de telefonia móvel (Vivo, Tim e Claro) e a rede de supermercados Walmart. 

Leia também:
SDS amplia base de dados da segurança para consulta pública
Ferramenta da SDS ajuda a recuperar celular roubado
SDS divulga número de Whatsapp para receber denúncias de assaltos a ônibus


Com a contribuição de representantes do comércio, as pessoas que comprarem um celular novo nos pontos oficiais de distribuição poderão cadastrar imediatamente, junto à loja, o aparelho no site do Alerta Celular. Isso porque “o público às vezes desconhece a ferramenta e deixa de cadastrar”, explica o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. “Vamos ampliar nosso acesso a essas pessoas, já que as lojas vão ter material publicitário para divulgar nesses locais”.

Para a pasta, as novas ações ajudarão a enfrentar com mais eficácia os roubos e furtos de celular e sufocar o mercado paralelo e criminoso de compra e venda de aparelhos roubados. “É um alerta para quem está pensando em comprar um celular por um preço mais barato”, diz o secretário, explicando: “A pessoa pode estar comprando um celular roubado ou furtado”. As consequências de possuir um aparelho nessas condições podem levar a indiciamento por receptação de furto ou roubo. “É importantíssimo que a população, além de cadastrar, não comprem em locais não apropriados para isso, porque pode estar alimentando o comércio ilegal no estado”, conclui. 

Segundo dados informados em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15), o serviço  online, ancorado no site da SDS, já tem 87.336 celulares cadastrados. O número de roubos e furtos registrados dos dispositivos no Estado, do início deste ano até o último dia 13, foram de 65.585, a maioria (61,56%) por roubos de transeuntes. Até o momento, foram identificados e recuperados 587 aparelhos, devolvidos para os legítimos donos. 

Alerta Celular 
O cadastro é feito no site www.sds.pe.gov.br. É possível cadastrar quantos números quiser sob um único perfil, desde que possua o número IMEI (identificação única de cada aparelho) de todos. Ele pode ser obtido através da nota fiscal do celular novo ou digitando *#06# (asterisco, cerquilha, seis, zero, cerquilha) no aparelho. Os dígitos do IMEI aparecerão na tela e podem ser copiados ou salvos online. 

Em caso de roubo ou furto, é necessário registrar ocorrência em delegacias físicas ou na delegacia da internet. Os dados inseridos no Alerta Celular serão utilizados para comparação com outros aparelhos roubados apreendidos. Caso seja identificado, o celular poderá ser devolvido aos donos..Por: Folha Pe
 
Operadoras e supermercado entram na luta contra roubo de celulares Reviewed by Bom Jardim News on sexta-feira, dezembro 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os Direitos Reservados Bom Jardim News © 2017

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.